O Governo Federal lançou uma iniciativa que facilita o acesso a empréstimos e financiamentos para empreendedores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Os fundos garantidores governamentais serão disponibilizados para esses profissionais, incentivando a abertura de novos negócios e a expansão de empreendimentos já existentes.
Entendendo o CadÚnico
O CadÚnico é um sistema que identifica e caracteriza as famílias brasileiras de baixa renda, proporcionando ao governo um conhecimento aprofundado sobre a realidade socioeconômica desses grupos. Assim, é possível direcionar a implementação de programas sociais de maneira mais eficaz.
Como a nova iniciativa do governo ajuda os empreendedores?
Essa nova proposta tem como objetivo disponibilizar um fundo de garantia que cobre operações de crédito para os empreendedores cadastrados no CadÚnico. Dessa forma, além de facilitar o financiamento de negócios, o projeto prevê a redução das taxas de juros para esse grupo, já que o crédito contará com a garantia de pagamento do Governo Federal. Desta forma, promove-se a autonomia financeira dessas famílias.
A longo prazo, este projeto pode atuar como uma ferramenta de investimento para auxiliar na saída futura dos beneficiários de outros programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como se inscrever no CadÚnico?
Famílias de baixa renda com rendimento mensal máximo de R$ 353 por membro podem se inscrever no CadÚnico. A inscrição deve ser realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município em que a família reside, ou em gestões municipais do CadÚnico.
A inscrição no CadÚnico é pré-requisito para vários programas sociais, incluindo o Bolsa Família, que oferece um pagamento mensal mínimo de R$ 600, e o BPC, que assegura um salário mínimo mensal para idosos e pessoas com deficiência.
Conclusão
Em suma, essa nova iniciativa do Governo Federal marca um avanço significativo para os empreendedores de baixa renda do Brasil. Com esse novo benefício, eles terão a oportunidade de conquistar a sua autonomia financeira e contribuir para o crescimento da economia do país.