Sultan Kosen, o homem mais alto do mundo, e Jyoti Amge, a menor mulher viva, se reuniram na segunda-feira passada (19). O recorde mundial por suas respectivas estaturas é oficialmente reconhecido pelo Guinness Book, o livro dos recordes.
Kêfa zilamê herî dirêj û jina herî kurt
— RudawKurdi (@RudawKurdi) February 20, 2024
Zilamê herî dirêj ê cîhanê yê #Kurd Sultan Kosen û jina herî kurt a cîhanê ya Hindistanî Jyoti Amge li Amerîkayê hatin ba hev pic.twitter.com/F6URnRx0dy
O encontro notável teve lugar durante um evento organizado pelo Guinness Book na Califórnia, Estados Unidos. O momento foi registrado em muitas fotos curiosas, destacando-se especialmente pela notável disparidade de tamanhos. Sultan Kosen mede 2,51 metros, enquanto Jyoti Amge possui 68,2 centímetros.
Sentados juntos, a diferença nas estaturas chama a atenção. Um dos pés de Sultan, por exemplo, tem 36.5 centímetros, ou seja, mais da metade do tamanho de Jyoti. Veja as fotos:
Sultan Kosen e Jyoti Amge / Mehmet Veysi Bora/Anadolu via Getty Images
Kosen, de 41 anos, tornou-se oficialmente o homem vivo mais alto do mundo em 2009, quando descobriu que era mais de 10 cm mais alto que Bao Xishun, quem detinha o recorde de altura na época. Vale ressaltar que ele também detém o recorde das maiores mãos de uma pessoa viva, cada uma 28,5 centímetros, do pulso até a ponta do dedo médio.
O homem cresceu normalmente até os dez anos, mas um tumor fez com que ele desenvolvesse uma condição médica chamada de gigantismo hipofisário.
Já Amge, de 30 anos, é mais baixa que a média de uma criança de dois anos e pesava 5kg quando tinha 18. Sua baixa estatura é causada por uma forma de nanismo chamada acondroplasia, o que significa que ela nunca crescerá além de uma certa altura.
Com informações de CNN