Neste sábado (03), a polícia de Paris reportou um ataque a faca na estação de trem Gare de Lyon, deixando três pessoas feridas. O agressor foi detido imediatamente, e sua motivação ainda não foi esclarecida.
O incidente ocorreu por volta das 8h locais na estação, uma importante conexão para trens domésticos e de longa distância, incluindo destinos como Suíça e Itália. As vítimas foram esfaqueadas em uma sala de espera no subsolo da estação.
De acordo com fontes policiais, o agressor não proferiu slogans religiosos durante o ataque, apresentando à polícia uma carteira de motorista italiana.
A SNCF, operadora ferroviária, anunciou que parte da estação de trem ficaria temporariamente inacessível. Duas vítimas sofreram ferimentos leves, enquanto a terceira ficou gravemente ferida, sem risco de vida, conforme declarado pela polícia.
O nível de alerta de terrorismo na França foi elevado em outubro após um ataque a faca realizado por um ex-aluno associado a grupos radicais islamitas. No entanto, o nível de alerta foi reduzido em janeiro. O incidente ressalta a crescente preocupação com a segurança em Paris, que se prepara para sediar os primeiros Jogos Olímpicos em um século.
O reforço na segurança na cidade é uma medida preventiva, considerando eventos recentes, como o ataque próximo à Torre Eiffel em dezembro, onde um homem armado com uma faca matou um turista alemão e feriu outros dois transeuntes.
Com informações da Band Jornalismo.