A Polícia Civil de Roraima localizou nesta quarta-feira (31) uma casa abandonada na capital Boa Vista, em Roraima, com diversos remédios vencidos destinados à população indígena Yanomami.
O caso foi encaminhado à Polícia Federal.
Segundo a polícia, uma investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Departamento de Narcóticos (DENARC) voltada para denúncias de crimes de tráfico de drogas no bairro São Francisco levou à descoberta da casa abandonada onde estavam os remédios.
“Os policiais da DRE, ao se depararem com esses medicamentos, acionaram a equipe da DRCAP. Nas buscas no local, constatamos que os medicamentos eram destinados ao DSEI Yanomami. Eram muitas caixas, com diversos medicamentos, muitos vencidos desde 2021. Desta forma, entendemos que não era competência da Polícia Civil e acionamos a Polícia Federal”, disse a delegada Magnólia Soares, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (DRCAP).
Em nota, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), repudiou o descarte dos medicamentos. De acordo com a pasta, os remédios “deveriam ser destinados aos indígenas Yanomami e vencidos durante a gestão passada”, referindo-se ao governo de Jair Bolsonaro (PL).
O Ministério afirmou que colaborará com as investigações, fornecendo todas as informações necessárias. A nota ainda destaca que o ministério trabalha “no fortalecimento de medidas e ações para a reestruturação dos Distritos Sanitários Indígenas” para retomar a assistência aos Yanomami, após “anos de abandono e desmonte da saúde indígena”.
Com informações CNN