Para amenizar os encargos do alto custo do gás de cozinha para as famílias de baixa renda, o Governo Federal lançou a iniciativa Vale-gás. A partir do dia 16 de fevereiro de 2024, as famílias selecionadas receberão um valor mensal de R$ 102. O valor repassado equivale a 100% da média nacional do gás de cozinha de 13kg, conforme divulgado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Destinatários do Vale-gás e novas datas de pagamento
O público alvo do Vale-gás são as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), desde que a renda mensal seja igual ou inferior a meio salário mínimo. Além dessas famílias, as cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que compartilhem o mesmo domicílio, também são elegíveis para o benefício.
Pré-requisitos para o recebimento do Vale-gás
Para se enquadrar como beneficiário do Vale-gás, é importante estar ativamente inscrito no CadÚnico e possuir uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606) ou renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos. Famílias com renda acima de três salários mínimos, mas que participem de programas de transferência de renda do governo, ou possuam um membro que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) também podem ser contempladas. As famílias que tiverem prioridade serão aquelas com menores rendas, mais membros, beneficiadas pelo Auxílio Brasil, além daquelas selecionadas pelo gestor através da verificação de informações.
Calendário de pagamento do Auxílio-gás
O pagamento do Auxílio-gás será realizado por meio do Número de Identificação Social (NIS). Para o mês de fevereiro de 2024, o pagamento seguirá da seguinte forma:
- NIS final 1: 16 de fevereiro ;
- NIS final 2: 19 de fevereiro;
- NIS final 3: 20 de fevereiro;
- NIS final 4: 21 de fevereiro;
- NIS final 5: 22 de fevereiro;
- NIS final 6: 23 de fevereiro;
- NIS final 7: 26 de fevereiro;
- NIS final 8: 27 de fevereiro;
- NIS final 9: 28 de fevereiro;
- NIS final 0: 29 de fevereiro;
Para descobrir mais detalhes sobre os pagamentos do Vale-gás, as famílias beneficiadas podem recorrer aos aplicativos do Bolsa Família e Caixa Tem, ou então utilizar a linha direta pelo número 111.