O saque calamidade do FGTS é disponibilizado pela Caixa Econômica para as cidades que tenham sofrido com estado de calamidade ou emergência. O banco, responsável por gerir os fundos do FGTS, tem diversas modalidades para a retirada desses valores, estando o saque calamidade dentre as opções.
Para usufruir dessa modalidade de saque, é preciso ter saldo na conta do FGTS e não ter feito essa modalidade de saque nos últimos 12 meses. O valor máximo disponível para o saque calamidade é de R$6.220,00. Entretanto, cabe ressaltar que esse valor total pode não ser disponível para todos os trabalhadores, pois depende do saldo existente na conta do FGTS de cada indivíduo.
Solicitação do Saque Calamidade do FGTS
A solicitação para o saque pode ser feita diretamente pelo celular, evitando a necessidade de comparecer a uma agência bancária. O saque pode ser solicitado por todos os moradores que se sentiram afetados pela calamidade ou emergência de sua cidade.
Eis os passos para solicitar o saque calamidade:
- Acesse o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS);
- Clique na opção “Meus Saques”;
- Escolha “Outras Situações de Saques”;
- Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
- Selecione o município em que você reside e clique em “Continuar”;
- Escolha uma das opções para receber seu FGTS: se em conta bancária (inclusive Poupança Digital CAIXA Tem) ou presencialmente;
- Envie os documentos solicitados;
- Confira os documentos anexados e confirme;
Você pode conferir a lista completa de cidades que estão aptas para solicitar o saque calamidade por meio deste link.
Recente liberação do Saque Calamidade
Recentemente, a cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, autorizou a modalidade de saque calamidade do FGTS devido aos danos causados por temporais na região. Os trabalhadores da cidade têm o prazo de até 90 dias para solicitar a retirada dos valores.