• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 13 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Explosão de casos de dengue no Brasil é destaque em jornal da França

Por Terra Brasil Notícias
14/fev/2024
Em Política, Saúde
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Jéssica Ribeiro/Metrópoles

Desde o início do ano, o Ministério da Saúde registrou mais de 512 mil casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que provoca dores e febre. Esse número é quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2023.

A previsão das autoridades de saúde é que pode haver uma onda de 4 milhões a 5 milhões de casos em 2024, “um número sem precedentes, mesmo em um país acostumado a doenças tropicais”, destaca o Le Monde. 

Leia Também

Governo libera bolsa de R$ 5.200 para quem se inscrever nestes cursos; veja regras

Este chá poderoso combate inflamação, elimina gases, alivia a gripe e ainda acalma o corpo e a mente

Especialistas dizem que esses alimentos comuns podem inchar sua barriga

Até agora, 75 pessoas morreram de dengue e outras 340 mortes suspeitas estão sendo investigadas. Mais da metade das cidades brasileiras foram atingidas e quatro estados declararam situação de urgência sanitária. Minas Gerais, Acre, Paraná e Brasília estão entre as regiões mais afetadas pelo surto de dengue. 

A venda de repelentes teve um aumento de 400%.  

Hospital de campanha

Para aliviar a pressão sobre os hospitais, o Exército abriu no dia 5 de fevereiro um hospital de campanha em Ceilândia, cidade satélite da capital. Em apenas três dias, a unidade atendeu 3.500 pacientes. 

Para o virologista Edilson Luiz Durigon, ouvido pela reportagem do Monde, “o calor e a umidade são um coquetel ideal para a proliferação do mosquito”. Porém, ele denuncia um descuido das autoridades em políticas de prevenção, já que o transmissor da dengue se reproduz no ambiente doméstico. 

A campanha de vacinação, iniciada no dia 2 de fevereiro, dispõe de apenas 750.000 doses, segundo o texto. Em razão da escassez de vacinas contra a dengue, apenas crianças e adolescentes, considerados mais vulneráveis, serão vacinados e o resto da população não terá escolha a não ser as clínicas privadas, onde as duas doses da vacina podem custar até R$ 1.000, o equivalente a 75% do salário mínimo do Brasil, destaca o diário francês.   

Além disso, o carnaval também é considerado um forte vetor de contaminações no país e as chuvas, esperadas para março, podem piorar a situação. 

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Oposição quer convocar Lewandowski para explicar fuga em presídio federal

PRÓXIMO

Depois da polêmica, Carol Barcellos finaliza Globo Esporte com indireta; veja vídeo

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se