Quando se menciona incêndio, a reação mais instintiva é empregar água para controlar as chamas. Contudo, essa abordagem não é apropriada em todas as circunstâncias.
No caso de incêndios causados por óleo quente, a utilização de água resultará em efeitos completamente indesejados, podendo desencadear explosões que agravam a situação e contribuem para acidentes com queimaduras.
Atendendo ao pedido do portal G1, o tenente do Corpo de Bombeiros Rafael Mendonça Maia forneceu orientações sobre como lidar com queimaduras causadas por óleo e prevenir acidentes na cozinha.
Na última segunda-feira (26), Elisângela Oliveira de Jesus, de 33 anos, perdeu a vida após permanecer internada por 10 dias devido a graves queimaduras resultantes de óleo quente enquanto preparava um ovo frito em Rio Claro (SP).
Ela não percebeu a presença de água no recipiente onde colocou o ovo, e no momento do contato com o óleo, uma explosão ocorreu, resultando em chamas em suas roupas e ferimentos no rosto e parte superior do corpo. Conforme explicou o tenente, a explosão aconteceu devido à incompatibilidade entre água e óleo, que não se misturam.
“A temperatura ideal para fritura é de 180ºC a 200ºC, acima da temperatura de ebulição da água, que é de 100ºC. Então se a água cai nesse óleo, ela vai evaporar rapidamente e como vapor ela se expande, jogando esse óleo quente para fora da panela porque ela não se mistura”, explicou.
1 – Como agir quando o óleo pegar fogo?
- Nunca combata fogo em óleo com água. Não jogue água na panela ou a panela sob a torneira aberta. Isso pode fazer com que haja mais explosões.
“ Além da água fazer com que o óleo quente seja jogado para todos os lados, a água vira vapor muito rapidamente e esse vapor também pode queimar”, disse o tenente Maia.
- Aja com calma. “É assustador, a temperatura sobe, dá um certo medo, não tem como falar que não, mas é preciso agir com calma para não causar mais danos”, orientou.
- Desligue o fogo para que a panela comece a esfriar.
- Abafe as chamas. “É preciso cortar o oxigênio que alimenta as chamas“, disse o tenente. Esse abafamento pode ser feito com a tampa da panela ou outro objeto não inflamável, como uma assadeira. Casa não haja essas opções, utilize um guardanapo de pano molhado que deve ser colocado sobre a panela e nunca jogado dentro dela.
- Não mova a panela ainda quente, pois o óleo pode derramar e causar novos acidentes.
- Se tiver acesso, use o extintor. Mas atenção: dever ser extintor classe B, que contém espuma ou pó químico que vai gerar abafamento das chamas. Não use o extintor classe A, que contém água.
- Se não conseguir o controle do fogo, evacue a área e ligue imediatamente para o número 193 para acionar o Corpo de Bombeiros.
O professor de química Eduardo Sanchez Fazzari explicou ao g1 ocorre a reação da água com o óleo quente:
- Quando você joga algum resíduo de água no óleo, por eles não se misturarem e a água ser mais densa, ela vai para baixo do óleo.
- Como a temperatura está muito alta, as gotículas de água vaporizam (calefação) e absorvem muita energia.
- As moléculas gasosas se expandem, praticamente ficando 1,7 mil vezes maiores do que no volume líquido.
- Quando ocorre essa expansão da água e ela está embaixo do óleo, ela empurra, arremessa todo esse óleo para fora da panela.
2 – Como socorrer uma pessoa que se queimou com óleo?
Elisângela Oliveira de Jesus, de 33 anos, morreu após se queimar ao fritar ovo em Rio Claro — Foto: Arquivo pessoal
- Se as queimaduras forem leves, coloque o local sob água corrente para resfriar o local;
- se for uma queimadura muito grande, vá imediatamente ao pronto-socorro e não coloque nada na área atingida, nem mesmo água (veja abaixo mais orientações sobre cuidados com queimaduras).
“A partir 30% do corpo queimado não é indicado jogar água porque a pessoa perdeu a capacidade de fazer troca de calor com o ambiente e a água poderia causar uma hipotermia”, explicou o bombeiro.
Atenção: não toque na pessoa queimada a não ser que seja extremamente necessário. “Ela perdeu camadas de proteção e se houver alguma sujeira, um toque pode gerar uma infecção a longo prazo. O simples toque também pode arrancar pele que não foi desprendida ainda. É preciso pedir para que a vítima entre no carro e levá-la ao pronto-socorro”.
3 – Como socorrer uma pessoa que está em chamas?
- Se houver chamas na pessoa, é preciso orientá-la a deitar e rolar no chão para abafar o fogo. Caso ela não tenha condições de fazer isso, abafe as chamas com um cobertor ou toalha grande.
- Como o óleo gruda na pessoa, o ideal é combater as chamas por abafamento. Jogue água somente se for a única medida possível.
4 – Quais os cuidados necessários com queimaduras?
Veja as orientações do Ministério da Saúde:
- Coloque a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos;
- compressas úmidas e frias também são indicadas;
- se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido;
- nunca fure bolhas;
- nunca toque a queimadura com as mãos;
- nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada;
- nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura. Somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado;
- nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado;
- procure o atendimento médico mais próximo.
5 – Como evitar incêndios e acidentes na cozinha?
De acordo com o tenente Maia, acidentes frequentes ocorrem em cozinhas, sendo a maioria deles originados por panelas esquecidas no fogo, um perigo que poderia ser facilmente evitado.
A cozinha, devido à presença de materiais inflamáveis e fontes de fogo, é propensa a incêndios. O bombeiro compartilhou algumas orientações para prevenir acidentes nesse ambiente:
- Nunca deixe uma panela sobre o fogo sem supervisão. Muitos casos de princípio de incêndio ocorrem quando as pessoas deixam alimentos cozinhando e se ausentam para tomar banho, fazer compras ou até mesmo adormecem.
- Certifique-se de desligar as bocas do fogão e o forno após cozinhar.
- Mantenha a área do fogão sempre limpa, sem a proximidade de panos de prato, tecidos ou líquidos inflamáveis.
- Produtos de limpeza como álcool, aerossóis, solventes e removedores de manchas são inflamáveis e devem ser armazenados longe do fogão.
- Tenha cuidado com o gás de cozinha (GLP).
- Mantenha o botijão fora de casa ou, se não for possível, em local ventilado.
- Evite ter em casa outros botijões cheios além daquele que está sendo utilizado.
- Preste atenção nas condições e validade da mangueira e da válvula.
- Se sentir cheiro de gás, feche imediatamente o registro e abra as janelas para ventilar o local rapidamente.
- Se ainda sentir cheiro de gás, evite acender a luz, pois em caso de acumulação significativa, pode causar uma explosão, embora Maia tenha ressaltado que tais acidentes são raros.
- Em caso de vazamento no botijão, retire-o de dentro de casa.
- Se o botijão estiver em chamas, a orientação é evacuar o local e chamar o 193.
As informações são do G1