Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão ansiosos para receber o 13º salário, cujo pagamento costuma ser dividido em duas parcelas. No último ano, o pagamento foi antecipado e todos aguardam para saber se a iniciativa será repetida em 2024.
Quem tem direito ao 13º salário?
Anualmente, o 13º salário é depositado para trabalhadores, aposentados e pensionistas do INSS. Contudo, é importante frisar que nem todos os beneficiários do INSS têm direito a este pagamento adicional. Por exemplo, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não são elegíveis, uma vez que se trata de um benefício assistencial.
Antecipação do 13º salário: uma iniciativa que veio para ficar?
A antecipação do 13º salário pelo INSS foi implementada pela primeira vez em 2020, durante a pandemia de COVID-19. Nos anos seguintes, o pagamento antecipado foi mantido. Em 2023, os pagamentos foram realizados entre os meses de maio e junho, beneficiando cerca de 32,5 milhões de brasileiros.
A antecipação do 13º salário em 2024 ainda é objeto de debate, sem uma decisão concreta tomada até o momento. No entanto, já se sabe que os aposentados e pensionistas receberão valores maiores de 13º salário em 2024, visto que o salário mínimo foi reajustado no início deste ano.
Agenda de pagamentos do INSS em fevereiro
Confira a seguir as datas em que os pagamentos do INSS serão feitos no mês de fevereiro de 2024:
Para benefícios de até 1 salário mínimo:
- Número final do cartão 1: 23 de fevereiro;
- Número final do cartão 2: 26 de fevereiro;
- Número final do cartão 3: 27 de fevereiro;
- Número final do cartão 4: 28 de fevereiro;
Para benefícios acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1 de março;
- Finais 2 e 7: 4 de março;
- Finais 3 e 8: 5 de março;
- Finais 4 e 9: 6 de março;