O magnata Abilio Diniz faleceu no último domingo em São Paulo, aos 87 anos, após enfrentar complicações decorrentes de uma pneumonite, que resultou em insuficiência respiratória. O empresário estava hospitalizado no Albert Einstein há aproximadamente um mês, tratando uma pneumonia, e permaneceu na UTI ao longo desse período.
Segundo informações do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica, a pneumonite é uma inflamação pulmonar grave, predominantemente desencadeada por bactérias, vírus, fungos e outros agentes ambientais. Esses incluem exposição a substâncias químicas irritantes, como vapores de produtos químicos, poeiras ou fumaças, além de algumas doenças autoimunes, como lúpus ou artrite reumatoide.
Os principais sintomas da condição são:
- Tosse persistente;
- Dificuldade para respirar;
- Fraqueza;
- Falta de ar.
O processo diagnóstico inclui a realização de exames como radiografia, tomografia computadorizada e testes laboratoriais. O tratamento da pneumonite é adaptado conforme os sintomas e a origem da condição, podendo incluir a prescrição de antibióticos ou corticosteroides por via oral. Em situações mais críticas, a administração de oxigênio e/ou a utilização de ventilação mecânica podem ser necessárias.
Com informações de O Globo