Duas operações distintas das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) na Baixada Santista, nas primeiras horas deste sábado (3/2), resultaram na morte de dois homens, enquanto um sargento da PM foi baleado de forma não grave. Os confrontos ocorreram em São Vicente e Santos, como parte da Operação Escudo, desencadeada em resposta ao homicídio do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo na sexta-feira (2/2), o segundo policial militar morto na região em sete dias.
Por volta das 2h, em Santos, policiais da Rota realizavam buscas no bairro São Jorge. Segundo relatos à Polícia Civil, os PMs foram “recebidos a tiros” por um suspeito, resultando em uma troca de tiros. O criminoso, ferido, foi levado ao hospital Vicentino, em São Vicente, onde faleceu. Durante a operação, um sargento de 33 anos foi atingido no braço, mas seu estado de saúde é estável. A polícia apreendeu com o suspeito uma pistola calibre 9 milímetros, drogas e um rádio comunicador.
Outro incidente ocorreu em São Vicente, no bairro Jóquei Club, onde policiais da Rota abordaram um homem não identificado na Avenida Samambaiatuba. Os PMs alegaram que o suspeito, ao ser abordado, fugiu e abriu fogo contra eles, resultando em uma nova troca de tiros. O suspeito foi ferido e morreu ao ser levado para um hospital local. Dentro de um imóvel onde o suspeito tentou se esconder, a polícia encontrou um caderno com anotações sobre tráfico de drogas, além de porções de maconha, cocaína, crack e lança-perfume. Uma pistola calibre 9 milímetros também foi apreendida.
Ambos os casos estão sob investigação da Polícia Civil, com acompanhamento da Polícia Militar.
Com informações do Metrópoles.