A a partir desta segunda-feira (05), trabalhadores de todo o Brasil já podem realizar a consulta ao PIS/PASEP. Embora muitos estejam familiarizados com os benefícios, como o abono salarial, alguns indivíduos não conhecem o número do seu respectivo benefício e não sabem como identificá-lo. Neste artigo, explicaremos como realizar essa consulta, que é muito mais simples do que se imagina.
Consulta ao PIS/PASEP: primeiros passos
Todo trabalhador registrado tem direito ao número do PIS/PASEP. Este número serve para identificar e validar cada profissional e os serviços prestados. Para realizar a consulta, é necessário apenas acessar os canais disponibilizados pelo governo federal e pelo Ministério do Trabalho.
Onde realizar a consulta ao número do PIS/PASEP?
O número do PIS (Programa de Integração Social) destina-se a trabalhadores da rede privada. Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é disponibilizado a funcionários públicos. Este número é gerado assim que o cidadão tem sua carteira de trabalho emitida. Para realização da consulta ao PIS/PASEP, você pode consultar:
- Carteira de Trabalho – o número fica impresso no documento, ao lado da sua foto;
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital – para quem não possui o documento impresso;
- Aplicativo Meu INSS – na opção “Dados do Trabalhador”, onde é chamado de “número do NIS”;
- Aplicativo Caixa Trabalhador – também na opção “Dados do Trabalhador”.
Consulta ao PIS/PASEP para o abono salarial
A consulta do PIS/PASEP para verificar o direito ao abono salarial não requer necessariamente o número deste benefício, mas é preciso possuir uma conta criada no portal Gov.br, independente do nível de segurança (bronze, prata ou ouro). Após realizar o login, o sistema identificará automaticamente os dados pessoais e trabalhistas do usuário.
- Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Na aba de serviços, escolha a opção “Benefícios”;
- Em seguida, clique em “Abono salarial”;
- Filtre a busca pelo ano-base 2022.
Siga essas instruções e facilite a sua consulta ao PIS/PASEP. É um processo simples, porém fundamental para todos os profissionais brasileiros.