O governo de Pernambuco, por meio das secretarias de Administração e de Defesa Social, anunciou na última quarta-feira (7), um aditivo ao concurso da Polícia Militar do estado. O objetivo é a convocação adicional de candidatos para ocupar 4.800 vagas para soldados e 450 vagas para o cargo de segundo-tenente.
Detalhes sobre o cronograma do concurso
As etapas do concurso foram iniciadas em 28 de janeiro deste ano. De acordo com o cronograma divulgado, o resultado da prova objetiva tem previsão de divulgação para o dia 4 de março, e o resultado da prova de redação para o dia 8 do mesmo mês. Esses processos se referem à primeira fase da seleção. Posteriormente, os candidatos serão submetidos à avaliação médica, exames de aptidão física e avaliação psicológica.
A respeito das novas convocações
Ainda de acordo com o aditivo publicado, a convocação adicional deve contemplar até três chamadas extraordinárias destinadas ao cargo de soldado, com 800 convocações por chamada. Para o cargo de segundo-tenente, será realizada uma chamada ordinária, com previsão para convocar 150 candidatos.
Os participantes aprovados no concurso irão participar de um curso de formação profissional, momento este que antecede a oficialização da contratação pelo estado. A medida se alinha ao objetivo do governo em expandir o efetivo e proporcionar uma maior segurança à população pernambucana.
A Polícia Militar de Pernambuco é a instituição responsável pela polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no estado. Atualmente, o Quartel do Derby, localizado no bairro homônimo na região central do Recife, é considerado uma das principais bases da PM no estado. Espera-se que o aumento no efetivo contribua na prevenção e combate à criminalidade em Pernambuco, promovendo, desta forma, uma maior sensação de segurança aos cidadãos.
Como sempre, é essencial que os candidatos acompanhem os editais e estejam atentos às datas e requisitos necessários para aumentar as chances de serem aprovados neste concurso.