Imagens capturadas pelas câmeras de segurança registraram o momento em que o advogado Rodrigo Marinho Crespo foi morto em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro do Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (26). De acordo com relatos de testemunhas, a vítima foi alvejada com pelo menos 10 disparos.
CENAS FORTES: câmera de segurança flagra momento em que o advogado é executado a tiros em frente a sede da OAB pic.twitter.com/larDjYmsoC
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) February 27, 2024
CENAS FORTES: câmera de segurança flagra momento em que o advogado é executado a tiros em frente a sede da OAB pic.twitter.com/Af67fPqkJe
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) February 27, 2024
A Polícia Civil do Rio de Janeiro está conduzindo as investigações sobre o homicídio. O caso está sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios da Capital Fluminense, que busca identificar o autor dos tiros. Os investigadores da DH já têm conhecimento de que o assassino abordou a vítima pelo nome e efetuou os disparos sem levar qualquer pertence. A principal hipótese em análise é a de execução. A perícia já foi realizada pelos agentes da DH, que também estão apurando o trajeto feito pelo veículo do criminoso.
Entidades ligadas a advocacia se manifestaram após o crime. “Pelo que já apuramos é um advogado da área trabalhista, com processos comuns, corriqueiros, não atuava na área criminal. Um advogado conhecido, de um escritório prestigiado do Rio de Janeiro sem, aparentemente, nenhum problema que pudesse gerar esse tipo de barbaridade, de violência da qual ele foi vítima. Um evento que agride a sociedade, agride a civilização, agride ao direito mais básico do cidadão que é o de ter segurança e de ter proteção”, disse vice-presidente da OAB, Teresa Basílio.
O presidente da Associação Nacional de Advocacia Criminale (Anacrim), James Walker, também se manifestou. “O brutal assassinato desse colega toma de dor e sofrimento o coração dos seus parentes e amigos mas é um golpe que fere de morte toda a advocacia do Rio de Janeiro, quiçá do Brasil. Vários tiros disparados contra um jovem advogado a poucos metros do nosso órgão de classe, em plena luz do dia no Rio de Janeiro, uma das maiores cidades do Planeta Terra. Isso não pode passar impune. Isso merece uma resposta efetiva, seria e a altura. A Anacrim se colocará ao lado da Ordem dos Advogados do Brasil pra, juntos, buscarmos uma resposta efetiva para esse crime bárbaro que é uma afronta a toda advocacia do Rio de Janeiro e do Brasil.”
Rodrigo, sócio-fundador do escritório Marinho & Lima Advogados, era especializado em questões cíveis e empresariais. O escritório está localizado na Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio de Janeiro.
Com informações de Itatiaia