A Band pode enfrentar a possibilidade de perder os direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro ainda em 2024. A empresa Brax, encarregada do financiamento das transmissões dos jogos na TV aberta, informou à CBF e a alguns clubes que não conseguirá cumprir o contrato de direitos de transmissão, que tem validade de 2023 a 2026. De acordo com Flávio Ricco, em sua coluna, a CBF está lidando com o impasse e, inclusive, teve que desembolsar dinheiro próprio para remunerar os clubes.
A complicação reside no fato de que as transmissões seriam benéficas para a emissora do Morumbi, especialmente este ano, pois o Santos está na Série B, contando com uma grande base de torcedores. O contrato da Brax com os clubes da Série B totalizou R$ 231 milhões somente em 2024. O problema para a Band é que o contrato foi firmado diretamente com a empresa de marketing, o que dificulta garantias de que as transmissões ocorrerão nos próximos meses.
Entretanto, existem diversas possibilidades para desdobramentos futuros. As negociações com a emissora foram satisfatórias para todas as partes envolvidas: os clubes receberiam financiamento, o canal de TV obteria audiência, e os torcedores teriam a oportunidade de assistir aos jogos da Série B na TV aberta.
A Brax já havia conquistado a confiança e projeção dos clubes ao fechar um acordo com a Federação de Futebol do Rio (Ferj) para transmitir o Campeonato Carioca. A empresa também expandiu suas atividades, colaborando com clubes das Séries A e B, CBF, federações estaduais (como as do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul), Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e até mesmo no Campeonato Chileno. O acordo com a CBF envolvia contratos relacionados à exposição de marcas nos estádios nas duas principais divisões nacionais, na Supercopa Feminina e na Copa do Brasil.
Com informações de TV Pop