A Caixa Econômica Federal (CEF) tem planos de emitir, no primeiro semestre deste ano, cartões de débito com tecnologia NFC (Near Field Communication) para todos os beneficiários do Bolsa Família. Os canais e sistemas já foram ajustados para simplificar o processo de emissão do novo cartão de saque, proporcionando maior comodidade nos pagamentos por aproximação.
Atualmente, os beneficiários têm a opção de cadastrar o cartão de débito físico em carteiras digitais como Google Pay (Elo e Visa) ou Samsung Pay (Visa) para realizar pagamentos por aproximação usando o celular.
Com a introdução dos cartões físicos com tecnologia contactless, a Caixa destaca a praticidade no momento do pagamento como uma das principais vantagens. Os pagamentos sem a necessidade de inserir o cartão do Bolsa Família na maquininha e digitar a senha para compras até R$ 200 têm registrado aumento significativo desde a pandemia.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no terceiro trimestre de 2023, os brasileiros realizaram mais pagamentos por aproximação do que com cartão tradicional em compras presenciais.
A Caixa também ressalta que os cartões contactless apresentam menor desgaste físico, pois não há atrito com a maquininha, aumentando sua vida útil e contribuindo para a redução do uso de plásticos.
O atual cartão de débito do Bolsa Família já facilita o uso do benefício, permitindo movimentações pelo aplicativo Caixa Tem e por Pix. Com a introdução dos novos cartões, a expectativa é atender a todos os 21 milhões de beneficiários, proporcionando uma opção mais acessível e eficiente para o recebimento e uso do auxílio.
Com informações do FDR.