O governo federal anunciou uma novidade que vem animar boa parte da população brasileira. Agora, pessoas que são beneficiárias dos programas Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) também terão a chance de receber uma casa gratuitamente por meio do programa “Minha Casa Minha Vida”.
Entendendo o programa Minha Casa Minha Vida
O projeto “Minha Casa Minha Vida”, que existe desde o ano de 2009, tem como objetivo prover o direito à moradia para cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade. Após realizar um cadastro e passar por uma análise, os contemplados têm a possibilidade de conquistar a sonhada casa própria.
Critérios para a candidatura à moradia gratuita
Para se candidatar à moradia gratuita através do programa, é necessário possuir registro no Cadastro Único. Esse é um sistema que centraliza o acesso a diversos programas sociais oferecidos pelo governo. Posteriormente à inscrição, é necessário visitar uma das agências da Caixa Econômica Federal, que é responsável pela administração do programa.
Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
Ao contrário do que se pode pensar, a inscrição no Cadastro Único é um processo simples. Essa deve ser feita presencialmente, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ao local de residência do interessado. Feito isso, é preciso levar todos os documentos que comprovem a condição de necessidade de habitação. Após a efetivação do cadastro, resta aguardar a análise e aprovação para inclusão no programa.
Após a inscrição no Cadastro Único, qual o próximo passo?
No momento em que o cadastro no CadÚnico for finalizado, o próximo passo para a conquista da casa própria através do programa Minha Casa Minha Vida é se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, não se esquecendo de levar consigo todos os documentos que comprovem a necessidade de moradia. A partir disso, uma análise será feita e, se aprovada, o cidadão será beneficiado com uma moradia pelo programa, sem necessidade de financiamentos ou pagamentos mensais.
Conclusão
Assim sendo, podemos concluir que o programa “Minha Casa Minha Vida”, com sua nova extensão que inclui os beneficiários do Bolsa Família e do BPC, torna-se uma oportunidade ímpar de conquistar uma moradia gratuita. Não perca tempo e, se você se enquadra nesse perfil, faça já sua inscrição!