Foto: Reprodução.
Atualmente, uma variedade de alimentos e substâncias busca aprimorar os indicadores de saúde, levando os consumidores a escolhas desafiadoras sobre o que priorizar. Entre as opções disponíveis, destaca-se um ingrediente que transcende as expectativas: a cúrcuma.
Reconhecida como um condimento quase “milagroso”, a cúrcuma é uma fonte rica em nutrientes que desempenham funções valiosas no corpo, incluindo a prevenção do envelhecimento e de doenças crônicas não transmissíveis, líderes nas estatísticas de causas de morte globalmente.
Para aqueles que questionam os benefícios da cúrcuma, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a classificou como um alimento prodigioso na luta contra o envelhecimento, apresentando resultados antioxidantes notáveis em menos de dois meses.
Para quem não aprecia o sabor picante desse ingrediente, há boas notícias. Seu consumo diário pode ser incorporado por meio de cápsulas, extrato, pó ou até como suplemento alimentar. Opções como chá ou sucos também são igualmente benéficas.
Parte da família do gengibre, a cúrcuma auxilia na prevenção da perda muscular, desconfortos ósseos e até problemas de memória. Além disso, oferece melhorias na circulação sanguínea e na redução do colesterol LDL. Quando aplicada à pele, atua como um agente cicatrizante e hidratante.
A cúrcuma é rica em curcumina, um polifenol natural, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Inúmeras pesquisas científicas respaldam esses benefícios, solidificando a cúrcuma como uma escolha vantajosa para a promoção da saúde.
Com informações do Metrópoles.