Um ciclone subtropical em alto-mar se formou entre São Paulo e Rio de Janeiro, prevendo-se chuvas intensas nesta quinta-feira (15) nas áreas do Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo, sul fluminense e região metropolitana do Rio de Janeiro.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas regiões estão em alerta vermelho, indicando grande perigo de chuvas que podem ultrapassar os 100 milímetros ao longo do dia, com possibilidade de rajadas de vento superiores a 100 km/h.
Em decorrência do ciclone, a Marinha do Brasil emitiu alertas para ressaca do mar, com ondas podendo atingir 2,5 metros de altura entre Santos (SP) e São João da Barra (RJ).
O alerta de ressaca começa na madrugada desta quinta-feira (15) e se estende até as 9 horas de sexta-feira (16).
Durante o período de ressaca, é aconselhável evitar o banho de mar, a prática de esportes aquáticos, permanecer em mirantes na orla ou locais próximos ao mar. Pescadores devem abster-se de navegar neste período.
Além disso, é recomendado evitar trafegar de bicicleta na orla se as ondas atingirem a ciclovia e não se aventurar no mar para resgatar vítimas de acidentes.
Com informações de CNN Brasil