Na manhã desta terça-feira (6), Javier Milei, presidente da Argentina, desembarcou em Tel Aviv, marcando sua primeira viagem internacional desde sua posse em dezembro passado. Recebido pelo ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, o líder argentino reafirmou seu desejo de transferir a embaixada argentina de Tel Aviv para Jerusalém.
Warm welcome from the Israeli Foreign Minister to Javier Milei @JMilei @IsraelMFA @CancilleriaARG @JonathanPeled @LiorHaiat @edserenellini @AmbEyalSela @netanyahu @Isaac_Herzog @OPRArgentina @DianaMondino @Israel_katz @IsraelArgentina Read more: https://t.co/pTsqCwoBsA pic.twitter.com/VRwQQ4hkOI
— Agencia AJN (@AgenciaAJN) February 6, 2024
“Para mim é um prazer e uma honra poder estar aqui, estou cumprindo minha promessa de que a primeira visita como presidente é Israel”, disse Milei ao descer do avião.
“Obviamente que meu plano é mudar a embaixada para Jerusalém Ocidental. Então para mim é um grande prazer estar aqui, obrigado”, disse Milei
Pouco após a divulgação do vídeo da chegada do argentino a Tel Aviv, o governo israelense celebrou a declaração de Milei, tratando a transferência da embaixada como certa.
“Obrigado senhor Presidente da Argentina Javier Milei pelo seu anúncio da transferência da Embaixada da Argentina em Israel para Jerusalém, a capital”, escreveu o ministro Katz, no Twitter, que encerrou com o lema do argentino: “Viva La Libertad Carajo!”.
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se manifestou através de comunicado dizendo que o premiê “recebe calorosamente” a chegada de Milei, “que anunciou a mudança da Embaixada Argentina para Jerusalém”.
“O primeiro-ministro falou sobre isto com o presidente Milei após sua eleição, e celebra o fato do presidente ter cumprido sua promessa. O primeiro-ministro Netanyahu vai se reunir com o presidente Milei amanhã e discutirá com ele o contínuo estreitamento das relações bilaterais”, concluiu a nota.
A primeira viagem internacional de Javier Milei como presidente da Argentina teve início com sua chegada a Israel, onde está programado para se encontrar com autoridades locais. O itinerário inclui também passagens pela Itália, onde terá uma reunião com a primeira-ministra Giorgia Meloni, e pelo Vaticano, onde encontrará o Papa Francisco, além de outros líderes políticos de alto escalão.
Partindo do aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, o presidente argentino viajou na companhia da secretária-geral da Presidência, Karina Milei, da chanceler Diana Mondino e do embaixador designado para Israel, Axel Wahnish, que também é rabino e o guia espiritual pessoal de Javier Milei.
Durante sua estada em Israel, além dos compromissos oficiais, Milei planeja visitar o Muro das Lamentações e o Museu do Holocausto. Estão previstas reuniões com o ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o presidente Isaac Herzog e empresários locais.
Com informações de CNN Brasil