As equipes da Força Nacional enviadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de Brasília chegaram ao Rio Grande do Norte para intensificar as buscas pelos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. A chegada ocorreu na madrugada desta sexta-feira (23), com 14 viaturas da Força Nacional estacionadas no Centro de Exposições de Mossoró – Expocenter – no campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), local onde os militares ficarão alojados.
Na última segunda-feira (29), o Ministério da Justiça autorizou o envio de aproximadamente 20 viaturas, um ônibus e 100 agentes da Força Nacional para reforçar as operações no município potiguar. Há 10 dias, mais de 500 agentes federais e das polícias locais, além de helicópteros, drones e cães farejadores, estão empenhados na busca pelos fugitivos Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro.
Apesar de deixarem algumas pistas para trás, os foragidos ainda não foram localizados. Na última quinta-feira (22), a Polícia Federal prendeu três suspeitos de auxiliarem os criminosos em sua fuga. O Ministério da Justiça e o governo do Rio Grande do Norte não divulgaram os custos da operação, e a Secretaria de Segurança Pública do RN não forneceu detalhes sobre o número de agentes estaduais envolvidos, muitos deles deslocados de Natal, a capital do estado.
Além disso, o Ministério autorizou o envio da Força Penal Nacional à penitenciária por 60 dias, a partir desta sexta-feira (23). O contingente, cujo número não foi especificado, atuará no reforço da segurança na área externa do presídio e no treinamento dos agentes locais. A Defensoria Pública da União (DPU) recomendou o uso de câmeras corporais pelos policiais durante as buscas, além da realização imediata de exame de corpo de delito e audiência de custódia após a recaptura dos fugitivos.
Com informações de G1