Na manhã desta quarta-feira (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi admitido no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para realizar três exames laboratoriais e de imagem de rotina.
Desde o incidente da facada nas eleições de 2018, o ex-mandatário realiza este check-up anualmente. Segundo o ex-secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, as equipes médicas confirmaram a estabilidade das condições clínicas do ex-presidente, resultando em uma reavaliação programada para daqui a três meses.
Os exames foram conduzidos pelo médico pessoal de Bolsonaro, Antônio Macedo, e pelo cardiologista Leandro Echenique. Esta marca a décima-segunda internação desde o atentado.
No ano anterior, em setembro, Bolsonaro foi hospitalizado três vezes, passando por uma cirurgia para tratar suboclusão intestinal e refluxo gástrico esofágico. Em janeiro de 2023, ele ficou hospitalizado nos EUA durante um autoexílio de três meses. Em março de 2022, uma internação breve foi realizada devido a desconforto abdominal, e em janeiro do mesmo ano, ficou dois dias internado por uma obstrução no intestino atribuída a um “camarão não mastigado”.
Em julho de 2021, um episódio de soluço persistente levou a exames no Hospital das Forças Armadas, resultando na constatação de uma obstrução intestinal e uma estadia de oito dias no Vila Nova Star.
Em setembro de 2020, Bolsonaro passou por uma cirurgia na bexiga, recebendo alta no dia seguinte. Em setembro de 2019, uma cirurgia para correção de uma hérnia incisional ocorreu, e no mesmo ano, a bolsa de colostomia foi removida em uma operação que durou cerca de sete horas.
Com informações de O Globo