Os trabalhadores que têm direito ao abono salarial recebem nesta quinta-feira, 15 de julho de 2024, o pagamento em suas respectivas contas. O benefício, que pode atingir até R$ 1.412,00, o equivalente a um salário mínimo, será depositado em um único pagamento. Cada mês, um novo grupo é elegível para o pagamento pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Quem tem direito ao Abono Salarial?
O pagamento do abono salarial é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A ideia de dividir os depósitos entre dois bancos busca evitar um acúmulo de atendimentos, uma vez que apenas neste ano, pelo menos 24,5 milhões de pessoas deverão receber o benefício. Daí a necessidade de divisão.
Os bancos ficam responsáveis por diferentes perfis de trabalhadores. Entretanto, o direito ao abono salarial de 2024 é o mesmo para todos. O Ministério do Trabalho e Emprego requer que o trabalhador tenha trabalhado por, no mínimo, 30 dias com carteira assinada em 2022, com remuneração de até dois salários mínimos.
Além disso, é necessário ter prestado serviço para pessoa jurídica, ter o número do PIS/PASEP emitido há cinco anos e ter sido incluso na declaração do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Como será o saque na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil?
No caso da Caixa Econômica Federal, os beneficiados serão os trabalhadores da rede privada. Cerca de 21,9 milhões de pessoas receberão o abono salarial neste ano. O valor será transferido para a conta corrente dos clientes. Quem não é correntista, receberá o valor no aplicativo Caixa Tem, com a conta criada automaticamente. A retirada pode ser feita na respectiva agência ou em uma casa lotérica.
Para o Banco do Brasil, os beneficiados são os trabalhadores do setor público. Cerca de 2,8 milhões de pessoas receberão o valor neste ano, que será transferido para a conta corrente dos clientes. Quem não é correntista no banco poderá transferir o abono para qualquer outro banco através do App BB PASEP.
O saque ficará disponível nas agências do Banco do Brasil.
Quando começa o calendário de pagamento do abono salarial?
No dia 15 de julho de 2023, começa o pagamento do abono salarial. Apenas neste mês, 1,7 milhões de trabalhadores da rede privada (PIS) e 234,5 mil funcionários públicos (PASEP) serão contemplados.
A partir de abril, dois grupos serão atendidos por mês. Até lá, um único grupo recebe o benefício por mês.