foto: reprodução Tempo.pt
A peculiar cobra pénis ganhou vários nomes, como “homem conda” ou “cobra flexível”. No entanto, apesar da sua aparência, não é uma cobra verdadeira e não tem nada a ver com os órgãos genitais de um homem.
A cobra-pénis (Atretochoana eiselti) tem esse nome devido à sua aparência, o termo “atretos” significa “imperfurado” enquanto “choana” denota uma forma de funil ou tubo. A descoberta deste anfíbio fálico faz parte de uma espécie chamada cecílias, um grupo de anfíbios sem membros.
Além disso, é um dos mais longos tifonectídeos. O Atretochoana foi originalmente descoberto no final do século XIX por Sir Graham Hales durante uma expedição à floresta tropical brasileira. Os seus primeiros exemplares foram para o Museu de Viena. Este anfíbio foi posteriormente redescoberto por engenheiros que trabalhavam numa barragem hidroelétrica no Brasil, em 2011.
Sabia que? É o maior dos poucos tetrápodes conhecidos sem pulmões.
Foi em 1968 que estes anfíbios foram estudados num artigo publicado na revista The Caecilians of the World, e após mais análises, obtiveram finalmente o seu próprio género, Atretochoana, em 1996. Estas criaturas são tão raras, que os investigadores especializados ainda não compreenderam totalmente as suas particularidades enquanto espécie animal.
Particularidades físicas deste anfíbio fálico
Em biologia ainda não é claro como é que esta espécie respira, porque não é uma serpente. Alguns anfíbios sem pulmões vivem por respiração cutânea, trocando gases através da pele humedecida. Assim, tal como os anfíbios sem pulmões, pensa-se que utilizam capilares na sua pele para permitir a passagem de gases através do seu corpo.
Esta não é a sua única característica curiosa. Como são aquáticas, possuem também barbatanas dorsais que lhes permitem ser uma excelente nadadora entre as correntes da foz do rio Amazonas e do rio Madeira.
Ao contrário de outras cecílias, a Atretochoanatem a cabeça larga e em forma de sino, narinas fechadas e boca alargada. Tem uma visão fraca, o que não é surpreendente, uma vez que ceciliano é uma palavra latina que significa “cego”.
Os herpetologistas salientam que utiliza o seu olfato apurado para localizar alimentos, companheiros e abrigo. Alimenta-se de pequenos peixes, vermes e outros invertebrados aquáticos porque é uma cecília…
Entre os seus predadores encontram-se as aves
De acordo com observações, tem-se verificado que as Atretochoanas vivem em águas de correnteza rápida, especificamente no rio Amazonas e no seu maior afluente, o rio Madeira, e são normalmente capturadas por diferentes tipos de aves endémicas da região. Mas, certamente, devem ter algum outro predador aquático ou terrestre, dada a sua localização e o facto de serem inofensivas como uma minhoca gigante.
Viagem da América do Sul para a América do Norte
Num relatório para o Museu de História Natural da Flórida, novos testes de ADN confirmamque os anfíbios sem pernas capturados no Canal Tamiami, em Miami, em 2019, eram cecílias, vulgarmente conhecidas como enguias de borracha ou cobras-pénis.
Embora se saiba muito pouco sobre estas criaturas na natureza, elas não parecem ser predadores muito mortais ou importantes.Segundo consta, as cobras pénis consomem pequenos animais e são vítimas de outros predadores maiores. Por isso, pode ser apenas uma espécie exótica adicionada ao tráfico de animais na Flórida.
com informações de Tempo