O programa Vale-Gás, que começou em 2002 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, visa aliviar o custo de aquisição de gás de cozinha para famílias carentes. Em tempos de crise e aumento dos preços de combustíveis, o programa torna-se ainda mais vital. A previsão é de que 5,5 milhões de famílias se beneficiem em 2024.
Quem tem direito ao Vale-Gás 2024
As famílias qualificadas devem estar registradas no CadÚnico e ter dados atualizados durante os últimos dois anos. As famílias devem ter uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ou total de até três salários mínimos. O programa também ampara famílias com renda total superior a três salários mínimos que fazem parte de outros programas de transferência de renda do governo local, estadual ou federal. Vale ressaltar que beneficiários do BPC/Loas também têm direito ao auxílio.
Como funciona o calendário de distribuição do Vale-Gás 2024
As famílias serão ordenadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). O calendário para janeiro de 2024 já está disponível e as datas de distribuição são as seguintes:
- NIS final 1: 18 de janeiro;
- NIS final 2: 19 de janeiro;
- NIS final 3: 22 de janeiro;
- NIS final 4: 23 de janeiro;
- NIS final 5: 24 de janeiro;
- NIS final 6: 25 de janeiro;
- NIS final 7: 26 de janeiro;
- NIS final 8: 29 de janeiro;
- NIS final 9: 30 de janeiro;
- NIS final 0: 31 de janeiro.
É imprescindível que as pessoas tenham consciência dos prazos e retirem o benefício no dia especificado. As pessoas que não cumprirem os critérios mencionados não serão elegíveis para o programa.
Leia Também:
- Governo decreta luto oficial de três dias por morte de Zagallo
- Congresso está preocupado com Inteligência Artificial nas eleições de 2024; Entenda
- “Foi armadilha da esquerda”: Veja o que Bolsonaro falou sobre o 8/1 durante entrevista; VEJA VÍDEO
O significado do vale-gás em tempos econômicos difíceis
Com os recentes e sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis, o Vale-Gás 2024 é de vital importância para apoiar as famílias de baixa renda. A medida proporciona às famílias o conforto de cozinhar as refeições sem a preocupação de como comprar o próximo botijão de gás.
Dessa forma, o Vale-Gás 2024 é uma iniciativa de suma relevância, que proporciona e garante um direito básico a milhares de famílias brasileiras: o direito à alimentação.