O ex-presidente americano Donald Trump venceu as primárias republicanas no estado de New Hampshire para as eleições presidenciais de novembro, segundo as projeções da imprensa local.
Até o momento, entre os veículos que projetaram a vitória de Trump, estão a Associated Press, Washington Post e o New York Times.
Apesar das projeções, a disputa está mais acirrada do que a vista em Iowa, em 15 de janeiro.
Com 18% das urnas apuradas, ele tinha 54,2% dos votos. Sua única rival com chances, a ex-governadora Nikki Haley, da Carolina do Sul, tinha 44,8%.
Esta foi a primeira votação das primárias republicanas desde a desistência do único outro rival relevante de Trump, o governador da Flórida, Ron deSantis.
DeSantis anunciou sua saída da disputa no domingo, 21 de janeiro.
Até então o pré-candidato mais trumpista entre os rivais do ex-presidente, o governador da Flórida declarou apoio a Trump.
“Está claro para mim que a maioria dos eleitores republicanos nas primárias quer dar outra chance a Donald Trump”, disse DeSantis na ocasião.
“Ele tem meu apoio, porque não podemos voltar à velha guarda republicana de antigamente, uma forma reembalada sobre o corporativismo que Nikki Haley representa”, acrescentou.
Domínio em Iowa
Trump já havia dominado a primeira etapa das primárias republicanas, o caucus de Iowa, em 15 de janeiro
A sua vitória já era projetada pela imprensa com 1% das urnas apuradas. Com mais de 99% apuradas, ele teve 51% dos votos.
O segundo colocado, DeSantis, teve 21%.
Os resultados em Iowa, que serviram como termômetro do retorno de Trump, levaram dois pré-candidatos menores a desistirem da corrida.
Como funcionam as primárias nos EUA?
Nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, os partidos políticos não escolhem seus candidatos pelos eleitores. Em vez disso, os partidos usam um processo de primárias para selecionar seus candidatos.
No caso das primárias republicanas de Iowa, os eleitores votarão em um “caucus”. Um caucus é uma reunião de eleitores que se reúnem para votar em seus candidatos favoritos.
As primárias republicanas de Iowa serão realizadas nesta segunda, 15. Os resultados neste estado são considerados um termômetro importante para os candidatos e suas perspectivas para a eleição de novembro.
Crusoé