Divulgação/Portal Panorama
Turistas flagraram no início da semana o momento em que uma sucuri-verde de até 4 metros descansava em uma pedra na cachoeira Bonsucesso, localizada no município de Jataí (GO), a cerca de 320 quilômetros de Goiânia.
Veja o vídeo:
Especialista em serpentes, o biólogo Henrique Abrahão Charles explica que o animal é da espécie Eunectes murinus, conhecida como sucuri-verde. Segundo ele, é a maior espécie de sucuris do mundo.
“Eu acredito que esse animal tenha entre 3 e 4 metros e seja uma fêmea adulta”, diz. De acordo com o especialista, o animal estava repousando ao sol para acelerar seu metabolismo, o que é comum entre serpentes. “São animais que têm sangue frio, então precisam ficar ao sol para poder aumentar o metabolismo. E aproveitou para dar uma relaxada.”
O professor destaca que a presença da sucuri no local não configura um risco iminente aos seres humanos. “As sucuris são animais bem tranquilos. Elas não nos enxergam como presa. Oficialmente, não tem nenhum registro de sucuri atacando seres humanos adultos.”
Porém, ele orienta aos turistas para que evitem chegar perto das sucuris. “A gente não recomenda que se aproxime do animal. Com certeza, não é só ela que vive por ali”, diz o especialista.
De acordo com Henrique, “existem vários casos de pessoas que chegaram muito perto [das sucuris], tomaram uma mordida e tiveram problemas”.
As sucuris são serpentes constritoras –ou seja, que utilizam a força muscular para imobilizar e matar as presas– e não são peçonhentas. Porém, mesmo sem terem peçonha, elas podem morder para se defender.