O nome de nascimento de Nikki Haley, única rival de Donald Trump na disputa interna do Partido Republicano para definir seu candidato à presidência dos Estados Unidos, tem sido alvo de ataques por parte de Trump.
O ex-presidente dos EUA e pré-candidato republicano tem zombado do nome de nascimento de Haley, Nimarata Nikki Randhawa.
Em uma postagem em sua rede social Truth Social na semana passada, Trump se referiu a Haley, filha de imigrantes da Índia, como “Nimbra” por três vezes. Trump, que é filho, neto e já foi casado por duas vezes com imigrantes, disse que sua rival “não tem capacidade” para governar o país.
A postagem de Trump foi uma escalada de ataques recentes nos quais ele mencionou o primeiro nome de Haley. O ex-presidente afirmou, falsamente, que ela não é elegível para a presidência porque seus pais não eram cidadãos dos EUA quando ela nasceu, em 1972.
Ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley nasceu em Bamberg, na Carolina do Sul. Ela sempre foi conhecida pelo seu nome do meio, “Nikki” (que significa “pequena” em punjabi, língua falada em parte da Índia), e adotou o sobrenome “Haley” ao se casar em 1996.
Trump e Haley são atualmente os únicos pré-candidatos à presidência pelo Partido Republicano, após o governador da Flórida, Ron De Santis, desistir de sua candidatura. Na segunda etapa das prévias, realizadas na terça-feira (23) em New Hampshire, Trump saiu vencedor.
G1