Os moradores de Sete Lagoas, a 72 km de Belo Horizonte, sentiram um tremor de terra atingir a cidade, na noite deste domingo (14). Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o tremor foi de baixa magnitude, aproximadamente 2.3 na escala Richter.
O abalo sísmico foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP. O último tremor de terra registrado no estado de MG aconteceu no município de Capim Branco, na região metropolitana de BH, no dia 16 de dezembro de 2023, com magnitude 2.2 na escala Richter.
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Geralmente, esses tremores são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.
Nas redes sociais, moradores da região falaram sobre o tremor. “Obrigado Sete Lagoas por proporcionar a experiência desagradável de um temor de terra. Não quero passar novamente.”, disse um usuário. “Já não bastou a tempestade de hoje, agora deu foi tremor de terra”, disse outro. “Sete Lagoas tremendo de novo”, falou um morador.
Histórico
O município, de mais de 240 mil habitantes, chamou a atenção dos centros de sismologia por abalos sequenciais em 2022. Uma pesquisa do Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília) mostrou que os fenômenos são de causa natural e estão ligados a falhas geológicas existentes sob a cidade.
R7