Foto: Mapa / Divulgação
Produto foi recolhido das gôndolas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recolheu 49 garrafas de azeite impróprio para consumo de uma rede de supermercados da região de Bauru e Botucatu, no estado de São Paulo. O estabelecimento e o centro de distribuição da rede foram autuados.
O recolhimento foi feito após denúncia de um consumidor realizada na terça-feira (2) sobre o produto que era vendido nas gôndolas por R$ 39,90.
O azeite italiano da marca Vincenzo, do lote 19227 095, não poderia estar nas prateleiras pois seu recolhimento foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro do ano passado. O produto está numa lista de azeites impróprios para o consumo divulgada pelo Mapa em dezembro.
As análises laboratoriais oficiais do Mapa confirmaram que os produtos não correspondem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva.
A rede de supermercados possui 15 lojas na região central de São Paulo. Segundo o Mapa, a empresa já orientou também a retirada do produto da área de venda em todas as unidades. Agora, a rede tem prazo determinado para apresentar a defesa para o processo administrativo julgado pelo ministério.
O nome da rede de supermercados autuada não foi divulgado pelo Mapa.