Os cerca de 39 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão impactados por uma revisão nas folhas de pagamento referente a aposentadorias e pensões. Prevista para o final do mês, a reestruturação beneficiará especialmente aqueles que recebem acima do salário mínimo.
Impactos da Inflação no Reajuste do INSS
A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) até o fim de 2023 é de 3,4%, o que pode garantir algum avanço real aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentados que recebem até um salário mínimo. No entanto, o índice acumulado entre janeiro e novembro de 2022 ficou em 3,14%, chegando a 3,85% nos últimos 12 meses, o que indica que não haverá aumento real nos pagamentos do INSS.
Para aqueles que recebem acima do piso nacional, a perspectiva é um tanto diferente. O salário mínimo, no patamar de R$ 1.412 em 2024, sinaliza um reajuste de 6,97% em relação ao ano anterior. Isso significa um ganho real de três pontos percentuais acima do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022.
Calendário de Pagamentos do INSS em Janeiro
Para os segurados que recebem até um salário mínimo, os pagamentos serão feitos nos dias 25 a 31 de janeiro e 1 a 7 de fevereiro, conforme o final do benefício. Já aqueles com valores acima do mínimo receberão entre 1 e 7 de fevereiro, considerando também o final do benefício.
Leia Também:
- Milionária Val Marchiori vai parar na Justiça por causa de dívida em banco
- Governo Lula fará mudanças no saque aniversário do FGTS; Saiba o que mudará
- ENEM libera resultados de forma escalada: Veja como conferir sua nota!
Consulta dos Pagamentos do INSS
Para facilitar o acesso às informações sobre os pagamentos, é possível acessar o extrato do INSS pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo da Instituição. Basta logar no serviço com a conta Gov.br, o login único dos serviços digitais do Governo Federal.
Nesta plataforma, além de conferir o extrato de pagamento, é possível verificar os valores a receber no próximo calendário, as datas estipuladas para o pagamento, agendar ou remarcar perícias e acessar outros serviços relacionados aos benefícios da Previdência Social.
Esta nova etapa no INSS é parte de um processo contínuo de ajustes e visam manter a sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro. Garantir a correção dos pagamentos de acordo com a inflação e a renda média dos trabalhadores é crucial para assegurar os direitos dos aposentados e pensionistas em todo o país.