No final do ano passado, as autoridades de Veneza finalmente confirmaram a introdução da taxa de entrada para visitantes da cidade dos canais.
Desde 16 de janeiro uma plataforma de pagamento online está no ar, onde os turistas podem reservar seus ingressos e pagar a taxa.
Os viajantes que passam o dia na cidade italiana terão que começar a pagar em determinados dias nesta primavera europeia – embora haja várias isenções. A seguir, veja todas as informações sobre quanto e quando será necessário pagar para visitar Veneza.
Quando é necessário pagar para visitar Veneza?
O portal online acaba de ser lançado. Os visitantes precisarão acessar o site para pagar sua taxa de acesso a Veneza.
A taxa de entrada custa € 5 e se aplica apenas a visitantes do dia. Ela é válida apenas em determinados dias durante o período de teste de 29 dias.
Isso inclui feriados, fins de semana e outros dias movimentados. Atualmente, o imposto turístico é cobrado de 25 a 30 de abril, de 1 a 5 de maio e todos os fins de semana de maio, todos os fins de semana de junho (exceto o primeiro) e os dois primeiros fins de semana de julho.
Os ingressos serão necessários durante as horas de pico das 8h30 às 16h. Portanto, se você chegar à noite, não será necessário pagar. “O objetivo é desencorajar o turismo diário em certos períodos, em consonância com a fragilidade e singularidade da cidade”, afirmaram as autoridades locais.
Residentes, viajantes, estudantes e crianças menores de 14 anos estarão isentos. Os turistas que reservarem alojamento no centro histórico da cidade também não terão de pagar a taxa, pois já pagam um imposto turístico.
A medida visa reduzir o número de turistas e surge depois que a Unesco disse que estava considerando colocar Veneza na lista de perigo do Patrimônio Mundial.
“Regular o fluxo de turistas em certos períodos é necessário, mas isso não significa fechar a cidade. Veneza sempre estará aberta para todos”, disse o prefeito Luigi Brugnaro.
Fonte: Forbes.