Em recente discurso em Macapá, o presidente Lula destacou a problemática dos altos preços das passagens aéreas, um assunto que tem gerado inquietação em todo o país. O mandatário frisou que os custos atuais “não têm explicação” e é necessária uma maior atenção a essa questão.
O “Voa Brasil”: uma solução do governo Lula para passes aéreos
Promessa desde sua posse, o presidente anunciou o programa “Voa Brasil”. O projeto propõe diminuição nos valores de passagens para cidadãos de classes econômicas menos favorecidas. Inicialmente previsto para entrar em vigor em 2023, o programa teve seu lançamento adiado para 2024 devido a alterações e ajustes necessários.
Como funciona o programa “Voa Brasil”
O programa “Voa Brasil”, planejado ainda na gestão do ex-ministro Márcio França, prevê oferta de passagens aéreas a preços promocionais. Espera-se que esses bilhetes sejam vendidos a cerca de R$200 cada, fora da alta temporada – especificamente de fevereiro a junho e de agosto a novembro, períodos nos quais há uma ociosidade média de 21% nos voos domésticos.
Além disso, os passageiros terão a possibilidade de adquirir até duas passagens por ano, com o benefício de poder incluir um acompanhante em cada trajeto. O pagamento poderá ser dividido em até 12 parcelas com juros, com o valor máximo de cada prestação estimado em R$72.
Leia Também:
- AGORA: Joe Biden afirma que os EUA não apoiam a independência de Taiwan, após resultado da eleição
- Brasil termina primeiro ano do governo Lula com a 7ª maior inflação do G20; Veja números
- Amigos estão preocupados com comportamentos estranhos de Lady Gaga, diz site; Saiba mais
Apesar do adiamento para a implementação do programa, há uma grande expectativa de que o “Voa Brasil” possa trazer soluções significativas para um problema que afeta milhares de brasileiros. Agora, resta aguardar os futuros benefícios desse projeto do governo Lula.