O concurso de contratações técnicas da Petrobras está registrando uma demanda alta, com uma média de 108 candidatos por vaga. Até mesmo comparado à competitividade do vestibular de medicina da USP, o concurso da empresa de petróleo ganha destaque. São 916 vagas imediatas e reservas de cadastro para outros 5.946 selecionados.
Medicina x Petrobras: disputa acirrada
Em 2023, o vestibular da Fuvest, responsável por selecionar alunos para a Universidade de São Paulo (USP), registrou 99.573 inscrições para o curso de medicina. No curso, cada vaga foi disputada por 118 candidatos. Nas unidades de Ribeirão Preto e Bauru, essa média caiu para 87 e 63 candidatos por vaga, respectivamente. No entanto, o concurso da Petrobras não fica muito atrás nessa disputa, com 108 candidatos por vaga, dados obtidos através do Ministério de Minas e Energia.
Contratações na Petrobras: oportunidades e salários atrativos
As vagas do concurso abrangem diversos segmentos técnicos, que vão desde enfermagem do trabalho, inspeção de equipamentos e instalações, até logística de transportes e manutenção em áreas diversas. O salário inicial oferecido pela Petrobras é outro atrativo: R$ 5,8 mil, com benefícios como previdência complementar, plano de saúde e participação nos lucros da companhia.
Leia Também:
Inscrições abertas: como participar?
As inscrições para o concurso da Petrobras foram reabertas no dia 8 de janeiro e, para participar, é necessário se cadastrar no site do Cebraspe, organizadora da seleção. O processo seletivo será realizado em todas as 27 capitais brasileiras e em mais 13 cidades, com provas previstas para o dia 24 de março.