Na segunda-feira (1), a Petrobras anunciou uma expansão dos locais de prova para o seu próximo concurso público. A partir de agora, as cidades de realização dos exames já não estarão mais ligadas aos polos de trabalho selecionados durante a inscrição.
De acordo com fontes da Petrobras, as inscrições dos candidatos que já completaram o cadastro para o concurso continuam válidas, assim como os pagamentos da taxa. Além disso, esses candidatos poderão mudar o local de prova, se desejarem, quando o processo de inscrição for reaberto.
Plataforma de inscrições temporariamente inativa
A partir desta quarta-feira (3), a plataforma de inscrições para o concurso será desativada para a inclusão das novas cidades entre as opções durante a candidatura. As inscrições serão novamente habilitadas na segunda-feira (8), segundo a Petrobras.
O presidente da empresa, Jean Paul Prates, afirmou que a expansão dos locais de prova atendeu a um pedido dos próprios candidatos e visa democratizar o acesso ao concurso.
Detalhes do concurso Petrobras
O concurso da Petrobras oferece oportunidades em sete estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
O processo seletivo conta com 916 vagas para início imediato e mais 5.496 para formação de cadastro reserva. A remuneração mínima é de R$ 5.878,82 e não é exigida experiência profissional prévia. As vagas são para cargos como enfermagem do trabalho, logística de transportes, química de petróleo, segurança do trabalho, entre outros.
Este é o primeiro concurso da companhia com uma reserva de 20% das vagas para pessoas com deficiência, um valor muito acima do mínimo exigido por lei, que é de 5%. Além disso, o concurso também reserva 20% das vagas para candidatos negros.
O prazo de validade do concurso será de 18 meses, a começar da data de publicação do edital de homologação do resultado final. O concurso poderá ter seu prazo de validade prorrogado uma vez, pelo mesmo período, de acordo com o critério da Petrobras.
Leia Também:
- Precatórios do INSS já estão sendo pagos pelo governo; veja se você vai receber
- Novas regras de aposentadoria e previdência privada entram em vigor no Brasil em 2024!
- Governo Libera Uso de FGTS para Financiamento Imobiliário em 2024! Veja
Lista dos locais de prova
Os candidatos agora podem escolher entre realizar o exame em várias cidades, como:
- Rio Branco/AC;
- Maceió/AL;
- Manaus/AM;
- Salvador/BA;
- Fortaleza/CE;
- Brasília/DF;
- Vitória/ES;
- Goiânia/GO;
- São Luís/MA;
- Entre outros.