Em mais uma demonstração das divisões que existem dentro da Igreja Católica, o Papa Francisco fez um apelo pela unidade, durante a Solenidade da Epifania do Senhor, neste sábado (06.jan). Ele pediu que haja o abandono das “ideologias eclesiásticas” e alertou contra o “aquecer-se em alguma teoria religiosa elegante” em vez de encontrar Deus no rosto dos pobres.
Francisco disse ainda que a Igreja precisa garantir que “a nossa fé não será reduzida a um conjunto de devoções religiosas ou a uma mera aparência exterior”.
As declarações do pontífice acontecem após reações de setores mais conservadores da igreja a medidas anunciadas nas últimas semanas. Mês passado, Francisco deu permissão aos padres para abençoar casais fora do casamento, o que inclui relações de pessoas do mesmo sexo, desde que a benção fosse pastoral e não litúrgica ou parte de algum rito religioso.
Houve reação dentro da Igreja. De acordo com a agência de notícias Associated Press, bispos rejeitaram imediatamente essas bençãos e consideram o Papa um progressista perigoso. Diante deste cenário, houve um recuo.
No início desta semana, o Vaticano emitiu uma declaração deixando claro que as bençãos não significam “absolvição” e nem que a Igreja Católica aprova a união de pessoas do mesmo sexo.
Fonte: SBT News.