Tem se sentido estressado neste início de ano? Uma resposta para isso pode estar no que você consome ao longo do dia. Estudos indicam que a microbiota intestinal desempenha um papel significativo na regulação do humor. Ou seja, uma alimentação saudável pode melhorar o ânimo e ainda turbinar a saúde do cérebro.
De acordo com a nutricionista Bhakti Arora Kapoor, os sinais de estresse podem ser aliviados por meio da nutrição. Pensando nisso, ela listou ao portal Hindustan Times quatro alimentos que “podem fazer maravilhas na promoção da função cerebral e na redução de pensamentos estressantes”.
Beterraba
A beterraba é rica em óxido nítrico, substância que ajuda no fluxo sanguíneo e na regulação da pressão arterial. “Adicione beterraba aos seus vegetais assados favoritos. Faça uma salada fria de beterraba com sementes de abóbora, queijo feta e azeite”, indicou Kapoor.
A beterraba pode ser consumida em saladas ou em sucos/pexels
Mirtilo
Segundo a nutricionista, o mirtilo, também chamado de blueberry, reduz o estresse oxidativo, melhorando a função cognitiva. “Esta fruta ajuda a proteger o cérebro e promove um melhor gerenciamento do humor. Adicione-o a smoothies e aveia ou coma uma tigela de mirtilos frescos.”
Abacate
Rico em gorduras monossaturadas, que auxiliam na saúde do cérebro e ajudam a regular os hormônios do estresse, o abacate contribui com a manutenção da pressão arterial e promove a resiliência geral ao estresse. Kapoor recomenda adicioná-lo à torradas ou saladas ou consumi-lo como guacamole.
Romã
“A romã combate o dano oxidativo que ocorre durante o estresse. Elas têm maior atividade antioxidante do que o vinho e o chá verde. A ingestão regular de suco de romã pode ter atividade semelhante à do antidepressivo. Adicione ao iogurte ou coma uma tigela pequena de frutas frescas”, finalizou a expert.
Metrópoles