Foto: Reprodução
A popular Praia do Cumbuco, em Caucaia, teve uma redução na movimentação de turistas neste fim de semana após a repercussão da tentativa de assalto sofrida por um grupo de turistas que fazia um passeio de buggy nas dunas na última terça-feira (9).
“Em questão de passeios, deu um medo no pessoal e deu uma certa queda. Mas eu lhe garanto, aqui no Cumbuco isso foi um caso isolado”, aponta Francisco Gledson, que trabalha como garçom na praia.
Localizada a 35 km de Fortaleza, a praia do Cumbuco é um destino famoso, entre outros motivos, pelos ventos que deixam o local apropriado para prática de esportes náuticos — como windsufe e kitesurfe.
A praia atrai turistas o ano todo e possui um centro na vila de moradores com diversas opções de hospedagens e locais para alimentação.
“Me preocupa porque eu ando com a minha família, seria diferente se eu tivesse sozinho. Mas eu acredito muito nos profissionais do buggy, como foi a habilidade que o rapaz teve para sair da situação”, afirmou Elias Cândido, turista de São Paulo, à TV Verdes Mares.
Elias afirmou que já veio ao Ceará outras vezes, mas desta vez trouxe a esposa. Por isso, a tentativa de assalto o deixou preocupado. “Então a gente entrega na mão de Deus, ora pra que não aconteça com a gente, e torça pra que a polícia faça com eficiência o trabalho dela, que é prender esse povo”, completou.
A tentativa de assalto ocorrida na semana passada foi filmada pelo grupo de turistas de Santa Catarina, que estava fazendo um passeio de buggy pelas dunas. Os suspeitos pelo crime foram presos.
O grupo estava dividido em dois buggys. Dois homens armados apareceram para assaltar o primeiro veículo, que ia na frente. O segundo buggy, que vinha atrás, percebeu a situação e desviou a rota, evitando a abordagem.
Vídeo mostra quando turistas confundindo crime com encenação durante passeio em duna
Passado o susto, o garçom Francisco Gledson garante que a praia do Cumbuco continua como um bom destino para aproveitar com a família. “Cumbuco é ambiente familiar, é ambiente receptivo, hospitaleiro, e pode vir pro nosso Cumbuco que você é bem recebido, bem tratado, só sai com satisfação”, afirma.
Suspeitos foram presos; PM reforçou patrulhamento
Os dois suspeitos do crime já foram presos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). O primeiro suspeito, identificado como Antônio Carlos da Silva, foi preso na quinta-feira (11). Ele é conhecido como “Kekel”, de 25 anos, com antecedentes criminais por homicídio, porte ilegal de arma e 12 processos por roubo.
O segundo suspeito, identificado como Francisco Jamerson Alves Barros, foi preso na sexta-feira (12). Ele possui diversas passagens pela Polícia por crimes de integrar organização criminosa, homicídio doloso, tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo e corrupção de menores. O homem também é apontado como suspeito de homicídios registrados no município de Caucaia.
Após o crime, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) afirmou que reforçou o patrulhamento no Cumbuco após a tentativa de assalto aos turistas. De acordo com a pasta, a região conta com 40 policiais que operam para manter a patrulha da região 24 horas por dia.
Além disso, uma viatura foi destaca para circular especificamente na área de dunas onde ocorrem os passeios de buggy. Ainda conforme a PM, policiais do serviço de inteligência também atuam na localidade, inclusive à paisana, para identificar e coibir crimes.
Turistas pensaram que assalto era ‘pegadinha’
Antes do passeio, os visitantes pediram uma rota “com emoção”, um sinal indicando que o motorista faça manobras radicais. Por isso, quando avistaram os criminosos, alguns deles acharam se tratar de uma pegadinha que fazia parte do passeio.
“A gente pediu que nosso passeio fosse com emoção, e a nossa ingenuidade foi tão grande que primeiro a gente achou que fosse encenação, fazia parte do passeio”, revelou um dos turistas que estavam no veículo.
No vídeo em que registraram o crime, é possível ver o momento em que os turistas percebem que ação dos ladrões não era brincadeira.
“Muito bom”, diz um turista, após dar risadas. “Eles estavam com um revólver, vocês viram?”, responde uma colega. “Ah! Não era encenação, não?”, diz a pessoa que filmava a viagem. “Sério que não era brincadeira?”, questiona outra.
Os dois assaltantes apontaram as armas em direção ao veículo com os turistas. O motorista acelerou e fugiu dos bandidos.
Segundo o homem, a polícia chegou rapidamente após o fim do passeio e colheu o depoimento das vítimas. “Espero que isso venha para um bem maior, que tomem mais cuidado, seja mais fiscalizado, mais orientado, tenha mais segurança para gente voltar sempre”, comentou o turista.