A Petrobras, uma das maiores empresas petrolíferas do Brasil, anunciou recentemente que as inscrições para o seu novo concurso público foram suspensas até o próximo domingo. A razão para tal medida é a necessidade de ampliar o número de locais onde serão aplicadas as provas do concurso.
Expansão dos locais de realização das provas
Com a mudança, a estatal está aumentando de 19 para 35 as cidades onde as provas objetivas serão aplicadas. Isso representa um aumento de 84% e inclui as capitais de todos os 27 estados do Brasil. Anteriormente, as provas estavam limitadas a um número reduzido de cidades, o que poderia dificultar o acesso de candidatos de diferentes regiões do país.
Oportunidade para nível técnico e possibilidade de mudança de local de prova
O concurso da Petrobras prevê 916 vagas para nível técnico, além da formação de um cadastro de reserva com 5.496 postos. A remuneração mínima inicial é de R$ 5.878,82 e não é necessário possuir experiência profissional prévia.
Os candidatos que já realizaram suas inscrições antes da suspensão também poderão alterar o local de prova para uma das novas cidades até o término das inscrições, em 31 de janeiro. Segundo a Petrobras, o município selecionado para realizar a prova não está vinculado ao município da vaga em que o candidato está concorrendo.
Leia Também:
- Bomba: falha no iPhone permitia invadir sistema
- Incrível, homem usa antena de TV e se comunica com estação espacial: “quem é?”
- Imagem de tubarão-branco com a ‘cara do Diabo’ viraliza na web
Suspensão temporária das inscrições
Para incluir as novas cidades na plataforma de inscrição, o sistema ficará fora do ar até o dia 8 de Janeiro. Até lá, os candidatos não poderão realizar inscrições. A Petrobras garante que o sistema voltará a funcionar normalmente na segunda-feira.
Democratização do acesso ao concurso
De acordo com Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, a ampliação dos locais de prova tem como objetivo “democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional, aumentando a possibilidade de que candidatos de diferentes regiões do Brasil possam se inscrever”.
A lista completa e atualizada dos locais de prova será divulgada depois da reabertura das inscrições. No total, o concurso da Petrobras oferece 6.412 oportunidades, sendo 20% delas reservadas para pessoas com deficiência e outros 20% para negros.