Um homem se agarrou a um poste para escapar de uma enchente, na tarde deste domingo (31), na Avenida Amintas Jacques de Morais, no bairro Glória, na Região Noroeste de Belo Horizonte (veja vídeo abaixo). Ele só conseguiu receber ajuda de moradores depois que o nível da água baixou.
Homem se agarra a poste para sobreviver a enchente devastadora durante temporal em BH pic.twitter.com/UmwKH1Nhgl
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) January 2, 2024
Na véspera de Ano Novo, um forte temporal atingiu a Grande BH e causou alagamentos na capital mineira e em outros municípios. O Corpo de Bombeiros foi chamado para salvar pessoas ilhadas em BH e Contagem.
Belo Horizonte
Na capital, os bombeiros registraram ao menos 13 ocorrências relacionadas às chuvas entre domingo (31) e segunda-feira (1º). Os chamados foram para corte de árvores caídas, atuação em inundações e salvamento de pessoas ilhadas.
A Avenida Heráclito Mourão de Miranda, na Região da Pampulha, foi inteditada pela Defesa Civil do município, em razão da alta vazão do Córrego Ressaca. A água danificou o asfalto da via e invadiu o estacionamento de um prédio (veja vídeo abaixo).
Contagem
Em Contagem, os bombeiros atuaram em ao menos três ocorrências de pessoas ilhadas durante a chuva:
- Rua Rio Tocantins, no bairro Riacho das Pedras;
- Avenida Francisco Firmo de Matos, no bairro Riacho das Pedras;
- Rua Candeias, no bairro Eldorado.
Na Vila Marimbondo, cerca de 60 casas foram atingidas pelo temporal e uma delas desabou, segundo a Defesa Civil. Um homem sofreu um ferimento na perna e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Contagem. Muitas famílias perderam pertences e tiveram prejuízos.
Minas Gerais tem 24 cidades em situação de emergência por causa das chuvas, segundo a Defesa Civil estadual. Cinco pessoas já morreram no estado no atual período chuvoso, iniciado em outubro.
A maioria dos municípios – afetados por tempestades de granizo, vendavais, enxurradas ou precipitações intensas – entrou em situação de emergência a partir de novembro. Eles estão espalhados em diversas regiões, como Vale do Jequitinhonha, Norte, Sul e Zona da Mata.
G1