A cidade do Rio de Janeiro registrou fortes chuvas que começaram durante à noite de sábado (13.jan.2024) e se estenderam até a manhã deste domingo (14.jan). Segundo apurou o Poder360 com o CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro), causou a morte de um homem em Ricardo de Albuquerque.
Ele foi soterrado e estava desaparecido. A corporação afirmou que o corpo foi encontrado na manhã deste domingo (14.jan). Uma mulher desapareceu depois de cair com o carro dentro do Rio Botas. A corporação trabalha para localizar a vítima.
Por causa do temporal, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio anunciou que o município entrou no Estágio 4 de risco às 2h45 deste domingo (14.jan).
O nível é o 4º em uma escala de 5. Significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade. Também é estabelecido quando há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões. O centro pediu para que a população carioca “evite deslocamentos e mantenha-se em local seguro”.
Segundo o órgão, a cidade está com 25 bolsões d’água, 17 pontos de alagamentos e 6 quedas de árvores. O Corpo de Bombeiros afirmou que atendeu a mais de 150 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas.
A Zona Norte do Rio de Janeiro foi uma das mais afetadas. A Avenida Brasil ficou alagada na altura de Irajá e segue interditada. O Rio Acari transbordou, afetando o entorno das estações da linha 2 do metrô.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), pediu que as pessoas evitem passar pela Avenida Brasil. “A região da Zona Norte: Avenida Brasil, bacia do Rio Acari, Irajá, Jardim América, Anchieta, Ricardo [de Albuquerque têm] muitos problemas ainda. […] A gente pede que as pessoas, especialmente nessa área da cidade, evitem se deslocar”, afirmou em publicação no X neste domingo (14.jan).
Atualizando a situação às 7:40 pic.twitter.com/2Uoo2Oy7aC
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 14, 2024
PREVISÃO
O Alerta Rio, sistema de monitoramento da prefeitura, disse que uma “estacionária no oceano ainda influencia o tempo” na região.
Para este domingo (14.jan), a previsão é de que o céu permaneça “predominantemente nublado”, com chuva moderado no período da manhã e fraca a qualquer momento.
Na 2ª (15.jan) e 3ª feira (16.jan), haverá redução de nebulosidade sobre a cidade e não há previsão de chuva.
Fonte: Poder 360.