Foto: Reprodução.
Flávio Dino, atual ministro da Justiça, esteve reunido com o ex-presidente Lula nesta semana para apresentar a última prestação de contas sobre suas ações no ministério antes de passar o cargo para Ricardo Lewandowski na próxima quinta-feira, no Palácio do Planalto. Nos últimos dias, o político maranhense tem se dedicado a planejar o roteiro de seu discurso de despedida da vida política.
Ao assumir seu mandato no Senado em 22 de fevereiro, antes de tomar posse no Supremo Tribunal Federal (STF), Dino pretende fazer um pronunciamento repleto de agradecimentos aos conterrâneos, que o elegeram deputado federal, governador por duas vezes e senador.
Diferentemente de seus hábitos, o discurso não será escrito, mas improvisado. Flávio Dino não costuma redigir suas falas, com pouquíssimas exceções, como na primeira posse no Governo do Maranhão e ao assumir uma cadeira na Academia Maranhense de Letras.
Em despedidas anteriores, Dino se emocionou profundamente ao deixar a Justiça Federal em 2006, a Câmara dos Deputados em 2011 e o Palácio dos Leões em 2022. Ao sair do governo Lula, ele expressou surpresa a seus aliados pelo próprio estado emocional, mas agora, ao encerrar sua trajetória política, demonstra tranquilidade.
Com informações da VEJA.