O poder transformador da tecnologia vem alcançando diferentes setores e atividades profissionais, entre os quais a contabilidade. A chegada do FGTS Digital, prevista para o dia 1º de março, promete otimizar e simplificar a gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, possibilitando uma considerável economia de tempo e esforço para os contadores e gerentes financeiros.
FGTS Digital e suas vantagens para o setor contábil
A previsão de substituição dos métodos tradicionais de recolhimento do FGTS pelo novo sistema levanta grandes expectativas. Especialistas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) consideram que o portal possibilitará a transição dos parâmetros antigos para um formato mais descomplicado e ágil, otimizando o fluxo de trabalho e contribuindo para uma gestão contábil mais eficiente.
O FGTS digital permitirá ainda a inclusão automática dos dados dos trabalhadores, diretamente do eSocial e dos eventos S-1200, S-2299 e S-2399. Essa inovação tornará a rotina dos profissionais do setor muito mais simplificada, com menos espaço para erros e inconsistências.
Novidade envolve adaptação ao novo sistema
A recomendação é que, diante das mudanças, profissionais da contabilidade se preparem para se familiarizar com o novo sistema. Uma das dicas apontadas pelos especialistas é o uso da função ‘Simular Pagamento’ após a geração das guias, facilitando assim o uso e a compreensão do portal.
As mudanças envolvem também o calendário de pagamento do FGTS. Os nascidos em janeiro, por exemplo, podem sacar entre os dias 2 de janeiro e 29 de março. Já os nascidos em dezembro, por sua vez, realizarão o saque entre 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.
O FGTS Digital e o cronograma de pagamentos
Com a chegada do FGTS Digital, a rotina de recolhimento do FGTS também será modificada, passando a ser feita mensalmente no dia 20 do mês subsequente à competência, exclusivamente via Pix. As modificações e recolhimentos do FGTS referentes a períodos anteriores à implementação do novo sistema ainda ocorrerão via GFIP/SEFIP e pelo sistema Conectividade Social da Caixa Econômica Federal (CEF).
Desse modo, a chegada do FGTS Digital significa um avanço significativo no setor contábil, permitindo que os profissionais destinem mais tempo e atenção para as tarefas que exigem maior expertise, delegando à tecnologia o trabalho mais burocrático e rotineiro.