Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que, circulam nas redes sociais, boatos sobre a suspensão do programa Bolsa Família e suposto cancelamento do CPF por dívidas financeiras. O Ministério esclarece que estas informações são totalmente falsas.
Esclarecimentos sobre a notícias falsas
De acordo com o MDS, ter o nome sujo derivado de pendências financeiras não interfere na continuidade do benefício do Bolsa Família ou no cadastro do CPF na Receita Federal. Portanto, ter dívidas financeiras não está relacionado a suspensões ou cortes em programas sociais do governo federal.
A confusão acontece porque, de fato, o governo federal planeja suspender, já a partir de janeiro, o pagamento do Bolsa Família para cerca de cem mil pessoas. Contudo, esta ação se deve a problemas no CPF dessas pessoas e não a dívidas.
O que pode causar irregularidades no Cadastro de Pessoa Física (CPF)?
As irregularidades do CPF podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo divergências nos dados cadastrais junto à Receita Federal ou o cancelamento do documento. Portanto, é importante manter a documentação em dia para evitar interrupções de benefícios sociais.
Leia Também:
- Em meio à desconfiança, comandantes militares têm participação discreta em evento do 8/1
- Reviravolta: nem Eraldo e nem Jaime calado, presidente da Câmara de São Gonçalo vai para o PP e pode ser o candidato de João Maia a prefeito
- Veículo colide com a Casa Branca e desencadeia alerta urgente
Orientações às Famílias
O MDS orienta as famílias beneficiárias do programa a sempre verificarem as mensagens contidas no extrato de pagamento do Bolsa Família e nos aplicativos do programa e do Caixa Tem. Nestes canais, o governo federal alerta sobre inconsistências encontradas no CPF do beneficiário ou de algum membro da família.
Como regularizar o CPF?
Para regularizar o CPF, é necessário acessar o site da Receita Federal e seguir os passos indicados para a regularização. Após esta etapa, deve-se proceder a atualização no CadÚnico junto à gestão municipal.
O Disque Social, 121, está disponível para esclarecimento de qualquer dúvida. Além disso, alertas serão enviados pelo governo para as famílias em situação irregular.
Os alertas e as orientações do MDS reafirmam o compromisso do governo em manter a sociedade informada e evitar a propagação de desinformações que causem preocupações desnecessárias aos beneficiários do Bolsa Família.