O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou numa rede social que vai proibir o funcionamento da Feira de Acari, tradicional comércio popular na Zona Norte do Rio. A proibição deve ser publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial do município. Mas de acordo com a Secretaria de Ordem Pública do Rio, a feira já não é autorizada.
Foto: reprodução/O Globo
“Depois de conversa nesse fim de semana com o governador @claudiocastroRJ, publico amanhã no Diário Oficial do Município decreto proibindo o funcionamento da Feira de Acari em qualquer dia da semana. Não é aceitável que uma ‘feira’ repleta de produtos de origem desconhecida tenha seu funcionamento normalizado na cidade”, postou.
Segundo o prefeito, o secretário de Ordem Pública, o delegado Brenno Carnevale, “está orientado a se articular com as forças policiais para impedir a instalação” da feira.
Irregular, a feira já foi apelidada de “roubatudo” e “robauto”, por escoar peças de veículos roubados. O mercado a céu aberto é montado aos domingos na Avenida Pastor Martin Luther King Jr., às margens da linha do trem.
A Feira de Acari é investigada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas e pelas delegacias da região, segundo a Polícia Civil. E a Polícia Militar diz que faz operações no local quando acionada por outros órgãos.
O Globo