O Gmail liberou uma nova função que promete facilitar a vida dos usuários e aumentar o espaço de armazenamento na conta. O botão “Cancelar Inscrição” foi liberado para usuários do aplicativo no Android, com o intuito de facilitar a remoção de mensagens enviadas em massa por serviços ou organizações. A função, já disponibilizada na versão web do aplicativo, ganha visibilidade no celular.
Dessa forma, o novo botão está localizado ao lado do nome do remetente e da data de recebimento da mensagem. Já nas contas em que o botão ainda não tiver sido disponibilizado, o cancelamento da inscrição continua sendo disponibilizado por meio do menu de três pontos. Com isso, os usuários conseguirão limpar suas caixas de entrada com maior facilidade.
A novidade acompanha outras melhorias anunciadas recentemente pelo Google para o aplicativo do Gmail. Na última semana, a gigante da tecnologia anunciou a função “Selecionar tudo” no Gmail para Android. Com isso, os usuários conseguem gerenciar múltiplas mensagens. Mesmo sendo um recurso básico, essa função só era disponibilizada na versão web até o momento.
Cancelamento de e-mails recorrentes
Ao clicar na opção de cancelar a inscrição em algum e-mail, o Gmail irá realizar uma das seguintes operações: abrir uma janela para confirmar a remoção do cadastramento no endereço ou redirecionar o usuário para a página do serviço para finalizar a assinatura. Por meio dessa função, será possível cancelar a assinatura em newsletters e também em e-mails promocionais, por exemplo.
No entanto, o cancelamento das inscrições é diferente de marcar mensagens como spam ou phishing. Nestes casos, será preciso sinalizar o Gmail sobre e-mails indesejados ou enganosos, que não devem aparecer na caixa de entrada do usuário.
Segundo o vazador AssembleDebug, o Gmail prepara uma nova opção de gerenciamento de inscrições, que irá facilitar ainda mais o controle sobre as assinaturas e inscrições. A opção aparecerá no menu lateral do aplicativo. Contudo, ela ainda se encontra em fase de desenvolvido, não tendo sido disponibilizada para os usuários.
Créditos: Edital Concursos.