Na Inglaterra, um dodecaedro romano em estado de preservação quase perfeito foi descoberto no vilarejo de Norton Disney, no condado de Lincolnshire. Enterrado por aproximadamente 1.700 anos, o objeto de 12 lados é considerado maior em comparação aos outros encontrados anteriormente. Apesar de mais de 100 dessas peças terem sido desenterradas na Europa nos últimos dois séculos, os historiadores ainda não têm certeza sobre a função desses artefatos na era romana.
Os dodecaedros, que datam dos séculos I a III d.C., foram encontrados exclusivamente em antigas regiões do norte do Império Romano. Feitos geralmente de bronze e sem inscrições, esses objetos intrigam os arqueólogos, pois não há registros escritos romanos que forneçam pistas sobre seu propósito.
Diferentes em tamanho, cada dodecaedro é único, e uma teoria sugere que poderiam ser brinquedos, enquanto outra hipótese aponta para seu possível uso como dispositivos na artilharia romana. Além disso, muitos estudiosos especulam que essas peças possuíam significado religioso, possivelmente utilizadas em práticas de adivinhação ou feitiçaria. A descoberta de alguns dodecaedros em sepulturas reforça essa possibilidade, embora ainda não exista evidência concreta nesse sentido. As informações foram fornecidas pela Live Science.
Com informações Olhar Digital