Nesta terça-feira, 30, uma juíza dos Estados Unidos rejeitou o pacote de pagamento histórico de US$ 56 bilhões proposto pela Tesla a Elon Musk, considerando a remuneração uma quantia inexplicável e injusta para os acionistas da fabricante de carros elétricos. A decisão foi proferida por Kathaleen McCormick, da corte de Delaware, que destacou que a remuneração baseada em ações foi negociada por diretores que aparentemente estavam em dívida com Musk, atualmente classificado como o segundo homem mais rico do mundo pela revista Forbes. A juíza levantou questionamentos sobre a real necessidade do plano de remuneração para manter Musk na empresa e alcançar os objetivos propostos.
Anulado o maior pacote de remuneração do EUA
A decisão, que pode ser alvo de recurso, anula o maior pacote de remuneração já concedido a executivos nos Estados Unidos. Após o anúncio, as ações da Tesla caíram cerca de 3%.
O conselho de administração da Tesla tem sido criticado por não conseguir supervisionar seu presidente-executivo combativo.
Elon Musk já enfrentou órgãos reguladores e comanda várias outras empresas ao mesmo tempo.
O parecer da juíza
A juíza Kathaleen escreveu em seu parecer de 201 páginas que muitos dos diretores do conselho da Tesla não tinham independência por causa de seus laços pessoais estreitos com Musk.
Ela também orientou o acionista da Tesla que contestou o plano de pagamento a trabalhar com a equipe jurídica de Musk para implementar a decisão.
A decisão ocorre em um momento em que a Tesla tem alertado sobre desaceleração do crescimento e está reavaliando a demanda no setor de veículos elétricos.
A montadora se tornou a mais valiosa do mundo sob o comando de Musk, mas grande parte desse valor se baseia em expectativas de avanços futuros, como carros autônomos.
Musk não quer menos de 25%
Além disso, a determinação também poderá impactar as futuras negociações salariais entre a Tesla e seu CEO, Elon Musk. Recentemente, Musk expressou sua condição de liderar a empresa somente se detivesse 25% do controle de votos, uma exigência que, de acordo com especialistas, provavelmente enfrentará resistência.
Segundo agências internacionais, alguns investidores da Tesla argumentam que a empresa deve substituir pelo menos três diretores por membros independentes antes de iniciar novas conversas sobre um pacote de remuneração revisado para Musk.
O pacote original concedeu a Musk opções para cerca de 304 milhões de ações da Tesla, com um preço inferior ao valor atual de mercado. Até agora, Musk ainda não exerceu nenhuma dessas opções e planeja manter as ações por cinco anos antes de considerar a venda.
O valor de mercado da Tesla teve um aumento significativo desde a implementação do pacote de remuneração original, alcançando brevemente mais de US$ 1 trilhão em 2021. De acordo com a Equilar, uma empresa de pesquisa de remuneração executiva, o pacote de Musk é aproximadamente seis vezes maior do que a remuneração total dos 200 executivos mais bem pagos em 2021.
Com informações de O Antagonista