O governo federal anunciou um corte significativo no orçamento destinado ao programa do vale gás, um subsídio para a compra de botijões de gás de 13 kg. O corte de R$ 44,3 milhões nos investimentos para 2024 afetará principalmente aqueles mais necessitados, reduzindo o número de beneficiados.
Quais serão os impactos do corte no vale-gás?
Com um orçamento menor, o número de beneficiados pelo vale-gás será consequentemente reduzido. Isso significa que haverá uma disputa ainda mais acirrada pelas vagas do programa. Apesar da redução do investimento, o governo federal afirma que o programa continuará ativo. As inscrições permanecerão abertas e novos beneficiados ainda poderão ser selecionados.
Como ocorrerá o processo de inscrição para o vale-gás 2024?
Apesar da redução no orçamento, o processo de inscrição para o vale-gás não foi alterado. As famílias interessadas em receber o auxílio devem se inscrever através do Cadastro Único (CadÚnico). Este é o sistema que concentra todas as informações das famílias que desejam participar de programas sociais do governo.
Para se inscrever no CadÚnico, o representante da família, com idade superior a 16 anos, deve se dirigir ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo levando consigo um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço. Após a verificação desses documentos, é necessário preencher um questionário sobre a situação socioeconômica da família.
É importante lembrar que os beneficiários já inscritos no CadÚnico precisam atualizar seus dados apenas se houver alguma alteração em sua situação.
Leia Também:
- Preços das geladeiras podem explodir no Brasil; entenda
- Vale Gás 2024: Confira as Mudanças no valor do benefício e como se inscrever!
- Mega da Virada 2023: veja para quais cidades foi o prêmio de quase R$ 600 milhões
Como será o pagamento do vale-gás em 2024?
Apesar da redução no orçamento, o vale-gás 2024 será pago em meses alternados. O primeiro pagamento está previsto para fevereiro de 2024. Os valores são baseados na média do preço de um botijão de 13 kg, que é calculada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Vale destacar ainda que, apesar de o pagamento do vale-gás ocorrer no mesmo dia do Bolsa Família, os dois programas não têm relação direta. Assim, estar inscrito em um não garante a participação no outro.
Diante do cenário de redução nos investimentos para o vale-gás em 2024, a expectativa é de que as famílias brasileiras consigam manter seu poder aquisitivo e que o quadro econômico se desenvolva favoravelmente, amenizando os impactos do corte no orçamento do programa.