Um perito em neurociência focado na doença de Alzheimer divulgou alguns dos primeiros indícios de alerta dessa condição em sua conta no TikTok. De acordo com as informações de Robert Love, esses sinais estão associados à deterioração dos lobos parietais, os quais desempenham papel na recepção de informação sensorial.
“Portanto, o sinal de alerta é que as pessoas se perdem ou têm problemas para estacionar em linha reta”, explicou no vídeo.
O perito também mencionou que os lobos temporais desempenham um papel na compreensão, interpretação e reação ao ambiente.
Assim sendo, um indicador antecipado associado a isso é que as pessoas ingressarão em um recinto, mas não conseguirão discernir a razão da entrada ou terão dificuldades em expressar as palavras adequadas.
A complicação com a linguagem, englobando a procura por termos apropriados, a repetição de expressões ou a perda do significado das palavras, representa um sintoma frequente em indivíduos portadores da doença de Alzheimer.
Essa dificuldade está relacionada principalmente a alterações no cérebro associadas à progressão da doença. Isso pode ter a ver com a perda de conexões neuronais, conhecidas como sinapses – que interfere na transmissão eficaz de informações no cérebro – ou com o acúmulo de proteína beta-amiloide e emaranhados de proteína tau no cérebro, características da doença de Alzheimer.
Principais sintomas de Alzheimer
No início, os sintomas podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro. Nos estágios iniciais o principal sintoma da doença de Alzheimer são os lapsos de memória.
De acordo com a Alzheimer’s Association, além da perda de memória, outros sintomas incluem:
- Problemas para completar tarefas que antes eram fáceis
- Dificuldades para a resolução de problemas
- Mudanças no humor ou personalidade; afastamento de amigos e familiares
- Problemas com a comunicação, tanto escrita como falada
- Confusão sobre locais, pessoas e eventos
- Alterações visuais, como problemas para entender imagens
Familiares e amigos podem notar os sintomas de Alzheimer e de outras demências progressivas antes da pessoa que está passando por essas mudanças. Nesse caso, é importante orientar a pessoa a buscar uma avaliação médica para encontrar a causa desses sintomas.
Com informações de Catraca Livre